Pesquisa

sábado, 25 de setembro de 2010

Para saber mais

Para ter idéia de quanto esta ciência é importante, ela se faz presente em nosso organismo na chamada molécula da vida (DNA), responsável por transmitir nossos caracteres hereditários. Os compostos orgânicos constituem 60 % em massa de nosso corpo, na forma de carboidratos, proteínas e lipídios.
Como se vê, podemos encontrar a orgânica em sua forma natural, mas com o passar dos anos ela evoluiu e o homem passou a conseguir substâncias orgânicas através da síntese artificial. O processo se estendeu até surgir uma grande variedade de novos compostos orgânicos, eles ficaram comuns em nosso cotidiano e nos tornamos dependentes de seus benefícios, como exemplo, podemos citar os plásticos que são feitos de polímeros (extensas cadeias carbônicas).

OBS: Estamos na era dos produtos descartáveis, dos copos, pratos, garrafas PET, todos feitos de material polimérico que além das vantagens trazem também uma preocupação: o descarte indevido destes objetos acarreta em poluição a longo prazo, já que estes materiais levam anos para se degradarem.
E é assim que esta seção vai mostrar a Química Orgânica, seus efeitos sobre a humanidade e como esta Ciência interfere em nossos hábitos e em nosso próprio corpo.

As substâncias orgânicas já existiam na pré-história. Um composto orgânico que prova esta afirmação é o álcool etílico, o qual surgiu da primeira fermentação do suco de uva, tal reação deu origem ao vinho. Já a disciplina Química Orgânica surgiu para estudar o Carbono, mas o que torna este elemento essencial na formação dos compostos orgânicos? Esta seção abrange estas e outras propriedades deste elemento fundamental para a vida. É válido ressaltar que o carbono está presente na porcentagem de 60 % em massa do organismo humano, como também em todos os seres vivos.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário